Gênero: Documentário
Duração: 121 minutos
Lançamento: 1989
Produção: Alemanha
Narração: Bruno Ganz
Classificação etária: 14 anos
Ficha Técnica:
Direção, produção, roteiro, edição e trilha sonora: Peter Cohen
Fotografia: Mikael Cohen, Gerhard Fromm, Peter Ostlund
Trilha sonora: Hector Berlioz
O filme
Arquitetura da Destruição está consagrado internacionalmente como um dos melhores estudos já feitos sobre o nazismo no cinema. O filme de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados por sua estratégia de sua conquista universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. Hitler queria ser o senhor do universo, sem descuidar de nenhum detalhe da coreografia que levava as massas à histeria coletiva a cada demonstração.
O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de embelezar o mundo. Nem que, para tanto, destruísse todo o mundo.
Curiosidades
Vale ressaltar que Adolf Hitler era, ele mesmo, um apreciador das possibilidades do cinema. Tanto que contratou a cineasta alemã Leni Riefenstahl para realizar filmes de propaganda sobre o III Reich. Leni acabou realizando, entre outros, um dos maiores clássicos do documentário mundioal, O Triunfo da Vontade (1935), onde mostrava convenção anual do partido nazista em Nurembergue, em 1934. Execrável do ponto de vista ideológico e humanitário, o cinema de Leni acabou por se tornar admirável do ponto de vista estético.
Algumas possibilidades de trabalho com o filme Arquitetura e Destruição
- Áreas Curriculares: Ciências Humanas e Linguagens e Códigos.
- Sugestão de disciplinas: História e Arte.
- Temas: Ética e Pluralidade Cultural (Regimes totalitários - o nazismo, Segunda Guerra Mundial1, Respeito mútuo, Justiça, percepção da produção artística como forma de expressão).
Orientações preliminares
Arquitetura da Destruição é um documento com cerca de duas horas de duração, por isso sugere-se o recorte de momentos considerados de merecido destaque. Aqui se indica o trecho2 do filme que fala da "arte degenerada" (aos 12 minutos) e de um dos trechos em que são mostradas as obras das "Grandes Exposições de Arte Alemã" (por exemplo, a de 1938, capítulo 5, aos 44 minutos).
Atividades
Como sensibilização, exiba a apresentação de Leon Cakoff (extras do DVD), chamando atenção para várias questões, entre as quais o tempo de pesquisa (sete anos) que o diretor Peter Cohen usou para embassar o documentário. Outra questão importante é a visão cruel e distorcida do uso da destruição para a construção de outra sociedade.
Dando início à sequência didática propriamente dita, apresente aos alunos uma reprodução da tela Guernica3 . Faça com eles a "leitura" e a interpretação da obra4.
A seguir, exiba os trechos sugeridos do filme, solicitando aos alunos que fiquem atentos à comparação entre as duas visões de mundo representadas por ambas as correntes artísticas. É fundamental que sejam lançadas questões aos alunos:
- Como são as obras ditas degeneradas?
- Qual foi a relação feita pelos nazistas entre esta corrente artística e a sociedade em que viviam?
- E as obras da "Grande Exposição de Arte Alemã", como são?
- Qual foi a relação estabelecida pelo nazismo entre esta corrente com a sociedade que desejavam alcançar (ordem, limpeza e perfeição)?
À medida que os alunos forem dando as respostas, anote-as na lousa, pedindo a todos que as escreveram em seus cadernos.
Solicite que os alunos exponham suas impressões respondendo à questão: Quais são as diferenças entre Guernica e as obras da "Grande Exposição"?5
Solicite aos alunos que leiam em seu livro didático6 o texto sobre o período entreguerras e converse com eles, relatando alguns dos fatores que levaram à Segunda Guerra Mundial, sobre seu desenvolvimento e sobre o Holocausto7.
Peça que falem sobre suas impressões, corrija colocações equivocadas, explique pontos que considere importantes e que não tenham sido mencionados pelos alunos. Em seguida, solicite aos alunos que produzam um texto onde exponham sua opinião sobre a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto, o papel da arte alemã do período e de obras como a de Picasso nesse contexto.
Como último momento, compare o conhecimento que os alunos tinham no início e o que foi ampliado, ressaltando principalmente a Segunda Guerra Mundial e suas consequências da Arte nesse contexto.
1 Levando-se em conta a estrutura da Proposta Curricular de História, considera-se que a atividade ora sugerida é aconselhada para a 3a. série do Ensino Médio, já que no dois primeiros bimestres há a proposição do trabalho com os conteúdos aui apontados, temas que permitem o desenvolvimento de habilidades como selecionar, relacionar e interpretar dados e informações de diferentes formas.
2 A despeito da opção pelo recorte do filme, é importante que, dentro das possibilidades, os alunos tenham acesso à obra completa.
3 Tela cubista de Pablo Picasso (1937), que retrata o ataque das forças alemãs à capital da região basca que dá nome ao quadro, sob as ordens do ditador espanhol Franco.
4 Após levantamento coletivo dos elementos que compõe a obra (leitura iconográfica ou formal da obra), trabalhe com questõe3s como (leitura leitura iconológica ou interpretativa da obra): Qual poderia ser o significado da língua em forma de punhal da mãe com o filho morto no colo? (seria uma alusão à dor intensa da personagem, que acaba de perder seu bem mais precioso). O que poderia dizer o cavalo no centro da obra? (representaria o povo espanhol, dilacerado em sua luta). O que faz o touro no canto superior esquerdo? (representaria a brutalidade da situação vivida pela população espanhola em Guernica, representada pelo touro, animal tão caro ao povo da Espanha). E a lâmpada no centro da tela, o que quer dizer? (seria a luz Divina onisciente, mas que permite ao homem exercer seu livre arbítrio?). E por último, a singela flor presente na pintura, o que faz ali? (representaria a esperança que sempre resiste?).
5 Faça-os perceber que são obras totalmente diferentes, pois enquanto a tela de Picasso pretende expor a morte, a destruição e a dor causada pelos nazistas em seu país (a Espanha), as criações presentes nos Salões buscam formar o imaginário do povo alemão pautado na superioridade da raça ariana, nestas obras representadas pela beleza e perfeição, em uma clara contraposição à sociedade "impura", representada por ciganos, portadores de necessidades especiais, judeus, homossexuais e outros.
6 Mas lembre-se de trabalhar de forma a ativar as estratégias de leitura que se aplicam quando se lê (antecipação, inferência, seleção, checagem e decodificação), pedindo que falem o que já sabem sobre este fato antes da leitura, indicando que busquem no texto elementos externos a ele que os ajudem a entendê-lo melhor (títulos, subtítulos, fotos, mapas, gráficos, legendas, etc.), solicitando que relacionem o que estiverem lendo com o que jpa viram nos trechos do filme, na tela de Picasso, em outras leituras e no que já foi discutido e apresentado por você.
7 As imposições presentes no Tratado de Versalhes, a situação vivida pela Alemanha no período entreguerras, o papel de Hitler nesse contexto, a responsabilização dos judeus pela crise alemã.
*Caderno de Cinema do professor 1
Eu queria saber qual é as diferenças entre guernica e as obras da grande exposição?
ResponderExcluirOlá Patricia, a resposta esta no final da postagem com a numeração número 5.
ResponderExcluirA obra de Picasso mostrava a devastação da cidade de Guernica pelos nazistas com o apoio do ditador Franco, as exposições mostravam (segundo Hitler) o que seria obra de verdade, obras alemãs, e uma outra exposição mostrava o que "não era arte", os quadros dos artistas, judeus, ciganos, etc...
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