domingo, 30 de janeiro de 2011

Crianças Invisíveis (All the invisible children)

Crianças Invisíveis (All the invisible children)



Gênero: Drama
Duração: 116 minutos
Lançamento: 2005
Produção: Itália
Classificação etária: Livre

Ficha técnica
Direção: Mehdi Charef (África do Sul),
Kátia Lund (Brasil), John Woo (China),
Emir Kusturica (Sérvia e Montenegro),
Spike Lee (Estados Unidos), Jordan
Scott (Inglaterra), Ridley Scott (Inglaterra)
E Stefano Veneruso (Itália).
Roteiro: Mehdi Charef, Diego de Silva,
Stribor Kusturica, Cinqué Lee, Joie Lee,
Spike Lee, Qiang Li, Kátia Lund, Jordan
Scott e Stefano Veneruso.
Produção: Maria Grazia Cucinotta, Chiara
Tilesi e Stefano Veneruso.
Fotografia: Philippe Brelot, Cliff Charles,
Changwei Gu, Toca Seabra, Vittorio
Storaro, Jim Whitaker e Nianping Zeng.
Música: Terence Blanchard, Ramin
Djawadi e Hai Lin.
Edição: Barry Alexander Brown, Robert
A.  Ferreti e Dayn Williams.

Elenco:
Francisco Anawake – João
Maria Grazia Cucinotta – Atendente do bar
Damaris Edwards – La Queeta
Vera Fernandez – Bilu
Hazelle Goodman – Sra. Wright
Hannah Hodson – Blanca
Zhao Zhicum – Song Song
Wenli Jiang – Mãe de Song Song
David Thewlis – Jonathan
Jake Ritzema – Jonathan jovem
Kelly Macdonald – Esposa de Jonathan
Rosie Perez – Ruthie
Andre Royo – Sammy
Qi Ruyi – Cat
Lanette Ware – Monifa

O filme
     Seja coletando sucata nas ruas de São Paulo ou roubando para viver em Nápoles e no interior da Sérvia e Montenegro, o filme é uma junção de sete curtas-metragens em que os protagonistas são crianças que lidam com uma realidade nada fácil, na qual crescer muito acaba sendo a única saída.


Curiosidade
·       Cada curta foi realizado por um  diretor, em um país diferente: Brasil, Itália, Inglaterra, Sérvia e Montenegro, Burkina Faso, China e Estados Unidos.
·       Todos os diretores trabalharam de graça ao realizarem seus curtas para Crianças Invisíveis e parte da renda do filme é destinada ao Unicef e ao Programa Mundial contra a Fome.
·       É muito comum que um longa-metragem seja o resultado do somatório de alguns curtas. Esse é um formato muito usado pela cinematografia de vários países. Entre os exemplos brasileiros vale a pena conhecer o filme Cinco Vezes Favela, com curtas de Marcos Farias, Miguel Borges, Cacá Diegues, Joaquim Pedro de Andrade e Leon Hirszman.





Algumas possibilidades de trabalho com o filme Crianças Invisíveis

·       Áreas: Linguagens e Códigos / Ciências Humanas
·       Sugestão de disciplinas: Arte / História / Geografia
·       Tema: Ética (Direito da Criança, Responsabilidade Social, Valores Éticos).
·       Sugestão de assuntos: Gênero do filme, construção das personagens e situações, aspectos estéticos de cenas/imagens, contexto histórico, matrizes culturais.

Orientações preliminares

     Trata-se de um filme composto por sete curtas-metragens dirigidos por diretores de vários países. Sugere-se, então, que os professores iniciem o trabalho com os alunos apresentando os créditos de cada curta, onde são informados os nomes do diretor e o continente/país em que foi filmado, etc. Ressaltar que foi produzido com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef.
     O filme, por sua temática e argumento, pode ser objeto de análise de professores e alunos em quaisquer das disciplinas, apresentando elementos para o tratamento de temas como moral, moralidade, responsabilidade social, preconceito, solidariedade, etc.
Atividades
     Depois de os alunos assistirem ao filme, a discussão pode ser centrada nos seguintes eixos:
Direitos da criança
     Indague aos alunos o sentido do título do filme, conduzindo a discussão para a análise das condições de “vida adulta” dessas crianças: guerrilheiros, meninos que furtam para sustentar a família ou para sobreviver, autoproteção na ausência da família, trabalho explorado, além da ameaça de perda do exercício do direito à educação. Como referencial para essa análise, apresente aos alunos a Declaração dos Direitos da Criança, que pode ser obtida nesses sites:
·       www.direitos.org.br

Responsabilidade social

     Pergunte aos alunos qual é a crítica que os curtas apresentam em relação aos responsáveis por essa situação das crianças. Reflita com eles que, além dos personagens criados, como o pai e o diretor do reformatório em Ciganos Azuis, a participação dos pais na doença da menina e o preconceito de colegas e da mãe de um deles em Jesus Criança da América, os pais e o receptador em Ciro, os negociadores de Bilu e João e o explorador do trabalho infantil em Song Song, há também uma crítica à sociedade e ao Estado por essa situação de guerra e pobreza. No caso do filme Jonhathann, com a participação do jornalista há o questionamento de que somos cúmplices do sistema quando só nos comprometemos em observar/registrar a crueldade da realidade.
Identificação de valores éticos
     Solicite aos alunos que identifiquem nos curtas as personagens/situações nas quais estão presentes ou não o diálogo como forma de esclarecer conflitos; o respeito mútuo, independentemente das diferenças, a justiça e a solidariedade.
Caracterização do gênero do filme
     Pergunte aos alunos se o filme é uma ficção ou um documentário. Discuta com eles a diferença entre esses dois gêneros, tendo como referência episódios que parecem estar documentado as condições de vida das crianças. Aborde a questão da representação da realidade pelo cinema, que tanto na ficção como no documentário é parcial e subjetiva, e que não há uma delimitação  clara entre esses dois gêneros.
     Questione com os alunos o que há de verdade nesse filme de ficção, relacionando aos gêneros documentário, que documenta a realidade, mas também é uma representação porque há escolhas sobre o que se mostra e como se mostra.
Construção das personagens e situações
     Peça aos alunos que identifiquem a dualidade criança/adulto das personagens. Exemplificando, em Tanza, seu estilingue e lápis escondidos na pedra e a escrita na lousa da escola que ele valoriza, mas vai destruir; em Ciro, o uso que faz do dinheiro obtido no roubo; em Bilu e João, o jogo inventado por eles para minimizar as perdas nos negócios que os adultos lhes impõem. Discuta, também, as perspectivas de vida – promissoras ou não – propostas para as personagens/crianças, em cada episódio.
Cenas/imagens
     Pergunte aos alunos quais foram as cenas que consideraram mais marcantes do ponto de vista da estética da linguagem cinematográfica, e peça para explicarem por quê. Para incentivá-los, o professor pode ressaltar algumas cenas dos curtas, como a final do episódio Bilu e João, com o enquadramento na favela e prédios ultramodernos ao fundo; o salto do menino, caindo de volta no Reformatório, para salvar-se do mundo, em Ciganos Azuis, etc.
Contexto histórico
     Para ampliar a compreensão do contexto onde os episódios ocorrem, organizar os alunos em grupos de pesquisa sobre os temas:
·       África: países africanos que poderiam ter sido cenário do filme (pesquisar os países em conflito na África, origens dos conflitos, o papel dos grupos de guerrilha).  


·       Sérvia e Montenegro: a participação da etnia cigana na formação do país (pesquisar o processo de formação do país, sua composição étnica, a distribuição geográfica no país e a participação política de cada grupo étnico).


·       Brasil: subemprego (pesquisar participação da economia de mercado na economia brasileira e o processo de formação da economia informal no quadro da modernização do país).


·       China: situação socioeconômica da China contemporânea (pesquisar a participação da China na economia mundial e a questão social perante o modelo atual de planificação econômica).


·       Unicef: solicitar uma pesquisa sobre o papel do Unicef no mundo atual.
·       Matrizes culturais: alguns trechos podem ser selecionados para analisar as matrizes culturais presentes no filme e a situação geopolítica da África e da Europa.
·       Pré-roteiro de filme: após a análise do filme, solicitar aos alunos a criação coletiva de uma pequena história que possa, posteriormente, transformar-se no roteiro de um filme sobre uma personagem/criança, em que estejam identificados: localidade, situação social, contexto familiar, desejos e fantasias, com trama e desfecho definidos.
*Caderno de Cinema do Professor 4

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