quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Crash, No Limite




Gênero: Drama
Duração: 112 minutos
Lançamento: 2004
Produção: E.U.A
Classificação etária: 14 anos


Ficha Técnica: 
Direção: Paul Haggis
Roteiro: Paul Haggis e Robert Moresco, baseado em história de Paul Haggis.
Produção: Don Cheadle, Paul Haggis, Mark R. Harris, Cathy Schulman e Bob Yari.
Fotografia: James Muro
Música: Mark Isham
Edição: Hughes Winborne

Elenco: 
Karina Arroyane - Elizabeth
Dato Bakhtadze - Lucien
Sandra Bullock - Jean Cabot
Don Cheadle - Graham
Art Chudabala - Ken Ho
Tony Danza - Fred
Keith David - Tenente Dixon
Loretta Devine - Shaniqua
Matt Dillon - Oficial Ryan
Jennifer Esposito - Ria
Ime Etuk - Georgie
Eddie J. Fernandez - Oficial Gomez
Willian Fichtner - Flanagan
Brendan Fraser - Rick
Billy Gallo - Oficial Hill
Ken Garito - Bruce
Nona Gaye - Karen
Terrence Howard - Cameron
Ludacris - Anthony
Thandie Newton - Christine
Ryan Phillippe - Oficial Hanson
Alexis Rhee - Kim Lee
Ashlyn Sanchez - Lara
Michael Pena - Daniel
Larenz Tate - Peter
Sean Cory - Policial de moto

O filme:
     Jean Cabot é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia, que tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que provoca a aproximação de habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem sucedido diretor de cinema e sua esposa e um imigrante iraniano e sua filha.

Curiosidades:
  • A estética de Crash, no Limite mostra bem as opções que o cinema americano tomou no início dos anos 2000: fotografia com aspectos sombrios, trilha sonora quase hipnotizante e um roteiro que "costura" várias histórias, de vários personagens, sem que haja uma solução comum a todas.
  • Outra característica desse tipo de roteiro é a profundidade psicológica dos personagens. Um dos primeiros e mais influentes cineastas a usar esse tipo de abordagem foi Robert Altman (1925-2006) em Short Cuts, de 1993.
Algumas possibilidades de trabalho com o filme:
  •  Áreas curriculares: Linguagens e Códigos/Ciências Humanas.
  • Sugestão de disciplinas: Língua Portuguesa/ Lingua Inglesa/ Geografia/Filosofia.
  • Tema: Ética e Cidadania (Preconceito) 
 Orientações preliminares: Sugere-se que esse roteiro de análise possa ser desenvolvido na escola por professores de diferentes disciplinas e que a sinopse do filme seja lida para os alunos antes de sua exibição, bem como o texto do box 1, sobre Los Angeles (no final da postagem), local onde o filme é ambientado.
Atividades: Inicialmente, converse com os alunos sobre o filme, a fim de verificar em que medida eles entenderam a narrativa, suas tramas e como elas terminam.
     Pergunte a eles qual é o tema central do filme.
     Explore alguns trechos do filme onde o preconceito é explícito e analise com os alunos de quje tipo de preconceito se trata.


     Explore trechos do filme onde o preconceito se apresenta de forma implícita. Exemplos:
  • O olhar do jovem policial Hanson para Peter. Pelas vestes de Peter, Hanson fica desconfiado. Por quê? (DVD: 1h25min44s - 1h28min15s).
  • Cena em que o detetive Graham entra no carro onde está sua colega e diz que não havia encontrado a mãe. Por que ele preferiu omitir a verdade? Há preconceito dele nessa  passagem? Se sim, que tipo de preconceito? (DVD:0h50min05s - 0h53min10s).
  • Cena de Peter e Anthony, quando se cruzam na calçada com o promotor Ricky e sua esposa Jean Cabot. Ao passar perto, Jean segura no braço do marido. Nesta cena, ela agiu com preconceito? Peça para os alunos justificarem suas respostas. (DVD: 0h08minn00s - 0h09min10s).

     Fica evidente que os dois jovens, Peter e Anthony, têm visões diferentes sobre o comportamento das pessoas. Peça aos alunos para identificarem essas diferenças. Os alunos concordam com a visão de Anthony? Por quê?



     Realidade versus ficção: o filme representa vários tipos de conflitos, mas não abre mão do "happy end", ou seja, a narrativa resolve os conflitos apresentados, "apaziguando" o espectador. Pergunte aos alunos se, na vida real, as tramas têm os desfechos propostos pelo filme. Peça aos alunos para justificarem suas respostas.




     Nas aulas de inglês, os alunos poderiam:
  • aprofundar a pesquisa sobre Los Angeles e/ou outras cidades dos EUA que eles queiram conhecer, relacionando as semelhanças e diferenças dessas cidades com as metrópoles brasileiras;
  • pesquisar a questão racial dos EUA, sobretudo em Los angeles, palco de violentos conflitos raciais no final da década de 1980;
  • trabalhar a letra de Maybe Tomorrow, música tema do filme;
  • discutir por que o filme tem esse nome;
  • escrever, em duplas, um texto sobre o que eles entenderam do filme Crash, no Limite, relacionando o sentido da música atema com o filme. (Let's sing: Maybe Tomorrow - Stereophonics)


     Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Leia o Box 2, a fim de complementar as informações. (No final da postagem).

     Baseando-se no conteúdo da Declaração Universal dos Direitos Humanos em um dos depoimentos do ator Don Cheadle, abaixo, retirados do making of do DVD, os alunos poderiam escrever um texto dissertativo.

     "Racismo está por baixo. É como as pessoas pensam, falam quando estão sendo educadas. Precisamos ser honestos o bastante para admitir isso."

Ou:

     "O poder de Los Angeles na vida das pessoas e o papel que Los Angeles desempenha na vida das pessoas. E dom poder da cidade. Em Los Angeles ninguém toca em ninguém."

Ou de seu personagem, o detetive Graham Waters:

     "Em Los Angeles, ninguém toca em você. Estamos sempre atrás de metal e vidro. Acho que sentimos muita falta de toque."



Box 1: Los Angeles     
     Los Angeles é a segunda maior cidade dos EUA é a maior cidade do Estado da Califórnia e sua gigantesca região metropolitana tem aproximadamente 13 milhões de habitantes. Foi fundada pelos espanhóis, em 1781, controlada pelo México após a independência deste da Espanha, em 1821, e foi conquistada pelos norte-americanos em 1846.
     Considerada o maior ponto de entrada para imigrantes que vêm aos Estados Unidos, Los Angeles é também uma das cidades mais multiculturais do mundo, com populações de muitas nações e etnias das mais variadas.
     Los Angeles é mais conhecida pelos seus filmes, a maioria deles produzida no bairro mundialmente famoso de Hollywood.
     A década de 1990 foi marcada por intensos conflitos raciais e agravada pela opressão policial.
     
     Fonte: Enciclopédia Livre Wikipedia (texto adaptado)


Box 2: Declaração Universal dos Direitos Humanos
      A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos primeiros instruimentos baseados na ideia de que os direitos humanos devem ser garantidos para todo ser humano.
     O Artigo 1o. estabelece que: "Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade".
     O Artigo 2 continua: "Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração sem distinção de qualquer especie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição".
Do Artigo 3o. ao 21o. se estabelecem os direitos civis e políticos, que incluem o direito à vida, à liberdade, à liberdade de expressçao, à privacidade, à liberdade de ir e vir, como também proíbe a escravidão, a tortura e a prisão arbitrária.

Fonte: http://www.hrea.org/index.php?doc_id=439 - charter (texto adaptado) 
*Caderno de Cinema do Professor 1 
 


 

2 comentários:

  1. PUTA FILMÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO MIGAAAAAAAAAAA]


    Adoro!

    ResponderExcluir
  2. Assistir ao filme e amei, recomendo para todo mundo assistir.

    ResponderExcluir