terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O Planeta Branco


Gênero: Documentário
Duração: 86 minutos
Lançamento: 2006
Produção: França/Canadá
Classificação etária: Livre

Ficha Técnica: 
Direção: Jean Lemire, Thierry Piantanida e Thierry Ragobert
Roteiro: Stéphane Milliere e Thierry Piantanida.
Produção: Jean Labadie, Jean Lemire e Stéphane Milliere.
Fotografia: Jérôme Bouvier, Francois de Riberolles, Martin Leclerc, Thierry Machado e David Reichert
Música: Bruno Coulais.
Edição: Catherine Mabilat, Nadine Verdier e Thierry Ragobert.

Narrador: Jean Louis Étienne.

O filme:
     Um vasto panorama da região do Ártico, mostrando as diferenças na passagem provocadas pelas estações do ano. O filme registra a força e a habilidade dos animais do Pólo Norte em sua luta pela sobrevivência, e também sua vulnerabilidade diante das mudanças agressivas provocadas no meio ambiente pelo fenômeno do aquecimento global.


Curiosidades:
  •      "O filme permite que a beleza simples e natural do Ártico fale por si mesma e, silenciosamente, faz um apelo em favor dessa forte, porém frágil região do planeta. Bruno Colais, um dos mais requisitados compositores de trilha na França, é especialista em musicar documentários sobre natureza e belas imagens, como, por exemplo, Microcosmos (1996) e Migração Alada (2001)". Extraído do site da 30a. Mostra Internacional de Cinema. 
  • O filme foi rodado ao longo de três anos na Groenlândia e no Alasca. Os diretores Rabobert e Piantanida são antigos colaboradores de Jacques Cousteau.
 Algumas possibilidades de trabalho com o filme O Planeta Branco
  • Áreas curriculares: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza.
  • Sugestões de disciplinas: Geografia, Biologia, Língua Portuguesa, Arte.
  • Tema: Meio Ambiente, Saúde e Ética: localização geográfica, fenômenos naturais, ciclos de vida dos seres vivos, cadeias alimentares, carrentes migratórias, comportamento animal, aquecimento global, transformações da paisagem e as estações do ano.

Orientações preliminares:
     Levando-se em consideração que este documentário apresenta um panorama da região ártica, vários aspectos relacionados a esse meio ambiente poderão ser explorados, e dessa forma, recomenda-se a participação de diferentes disciplinas.
    Após a exibição do filme, recomenda-se apresentar para os alunos o assunto a ser explorado e o real objetivo de cada disciplina envolvida com esse filme.
    Uma outra possibilidade de exibição poderá ser o recurso de cena a cena, ou cenas extras, facilitando o desenvolvimento e as conclusões dos assuntos exibidos, no entando, os alunos deverão ter acesso à obra como um todo.

     Atividades
     Levando-se em consideração o(s) objetivo(s) do trabalho nas diferentes disciplinas e o conhecimento dos alunos a respeito do(s) tema(s), se necessário antecipe uma pesquisa sobre o assunto ou, ainda, faça uma leitura de artigos, reportagens, documentos sobre a reguão do Árticoe sua ambientação nas diferentes estações do ano.
    Após a exibição do filme, o professor, juntamente com os alunos, pode comentar sobre o documentário apresentado, chamando a atenção para as cenas mais marcantes, assuntos não compreendidos, e sobre o que se pôde aprender/constatar a partir dessa exibição.
    Cabe também relacionar e comentar sobre outros filmes da mesma temática, verificando qual conhecimento e familiaridade o assunto suscita nos alunos, complementando e/ou corrigindo informações se necessário.
    Em grupos de 4 ou 5 anlunos, peça para registrarem as informações que eles possuem agora e que consideram relevantes para serem veiculadas na escola, na tentativa de melhorar a visão e o comportamento dos alunos perante o aquecimento global, à continuidade e preservação das espécies, o bom-estar e a saúde de todos.
    Apresentar para a classe o resultado desse registro, anotando os itens dos grupos num único painek ou na lousa, a fim de se obter uma relação dos itens eleitos pela classe.
     A partir dessa relação, distribua os itens para os grupos e pala para elaborarem frases de impacto, cartazes com imagens, desenhos, gráficos, etc, sobre os itens apontados.
    As produções poderão ser expostas nas dependências da escola. lembre-se de orientá-los na construção das frases, em especial na adequação da linguagem, no tamanho das frases e no número de informações de cada produção, a fim de eviutar a poluição visual nelas.

Outras possibilidades de trabalho:
  •      Elaborar textos argumentativos, a partir de um dos temas: 
  1. Aquecimento Global.
  2. Continuidade e a preservação das espécies.
  3. Bem-estar social e a saúde de todos.
  4. Como intervir nos desequilíbrios ambientais?
     Ou outro tema eleito pelo professor e/ou pela turma de alunos.
     Obs: Se necessário, antes de os alunos iniciarem as produções, busque outros fontes de referência que tratam da temática.
  • Fazer uma releitura do documentário ou de um dos temas trabalhados, por meio de cartazes, charges, organizando instalações com quadros, fotografias, pinturas, etc. e solicializando para a comunidade escolar.
  • Elaborar um folheto (com linguagem informativa) a respeito dos conhecimentos que os alunos tiveram a partir do documentário, contendo sessões do tipo: Você sabia que... 
  • Organizar um festival de filmes na escola que possa remeter a discussões sobre essa temática.
  • Propor a construção de uma Agenda 21 Escolar como forma de exercício da cidadania em relação ao meio ambiente.
  • Utilizar outras formas de educomunicação (linguagem artística, saraus, poemas) com a utilização das salas de informática para pesquisa e produção dos trabalhos.
  • Prreparar um número de dança, de teatro, de coral, etc, utilizando cenas marcantes do filme (como exemplo, a última cena) ou outras imagens de filmes diversos. 
  • * Caderno de Cinema do Professor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário